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A Importância do Filtro de Óleo

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Componente é responsável pela manutenção da vida útil de várias peças do veículo, filtrando contaminantes que interferem com o funcionamento do sistema.

Um dos componentes de muita importância no motor, esta peça é responsável pela filtragem do óleo que lubrifica o motor. Este óleo é imperativo para o funcionamento adequado do veículo, já que grande parte de suas peças são metálicas e estão em constante atrito; por essa razão, é de suma importância estar atento aos níveis de óleo do motor, garantindo que os componentes do carro tenham maior vida útil.

A principal função do filtro de óleo é reter as impurezas do sistema de lubrificação do motor gerado pelo atrito mencionado anteriormente. Sem ele, estas impurezas continuariam em contato com as peças, aumentando o desgaste e diminuindo a qualidade do funcionamento.

Funcionamento

O filtro de óleo mais conhecido é o blindado (convencional), responsável por grande parte da frota de carros no Brasil. Outros modelos existem, como o filtro ecológico, que é usado em veículos nacionais desde 2001, mas de baixa aceitação no mercado devida à necessidade de alterar o motor.

Sejam filtros para automóveis de passeio ou para veículos de transporte de carga, a composição da peça é idêntica: uma carcaça metálica, com grande resistência a altas pressões, e um papel especial que é plissado, resinado e corrugado. Isso garante a eficiência da peça, que retêm os contaminantes sem restringir o fluxo do óleo pelo sistema.

Dentro desse filtro, existem duas válvulas com papéis distintos. Uma delas, chamada de válvula bypass, consiste em uma abertura que permite a passagem do óleo que não foi filtrado adequadamente de volta para o sistema, podendo ser ativada quando há um acúmulo de sujeira nos elementos filtrantes que impedem o seu funcionamento adequado ou por excessiva pressão de trabalho no sistema – esta ação, no entanto, pode provocar danos no motor. A outra válvula, chamada de “válvula de anti-retorno”, é responsável por reter o óleo dentro do filtro, impedindo que escoe pelo sistema de lubrificação quando o motor esteja parado, garantindo que o processo continue no momento em que o funcionamento continue.

 

 

 

Troca de filtro

É bastante popular a recomendação de que o filtro de óleo seja substituído a cada duas trocas de óleo. No entanto, essa sugestão não é adequada, já que as impurezas continuarão acumuladas no filtro, que pode habilitar a mencionada válvula bypass, liberando a passagem do lubrificante no motor sem ser filtrado.

Opte por substituir a peça sempre que trocar o óleo. É muito mais vantajoso comprar o filtro: o valor é praticamente simbólico quando comparado aos gastos dos danos causados por óleo que não é filtrado corretamente.

Problemas comuns relacionados à má lubrificação

Um problema bem comum é o consumo excessivo de óleo, afetado diretamente pelo regime de funcionamento do motor, que varia conforme o veículo. O consumo por tempo ou quilometragem depende de vários fatores, como o uso dos mancais e dos pistões, assim como os tipos de anéis de segmento e o amaciamento do motor. O consumo de óleo aumenta quando o motor está em fase de amaciamento, diminuindo gradativamente.

Dentre as causas para esse tipo de problema, destaque para falhas na vedação dos anéis de segmento, causando que o óleo passe para a câmara de combustão, queimando junto à mistura “ar e combustível”, assim como um vazamento ou rachadura causada por dano físico ou proveniente de instalação incorreta.

Vale ressaltar a importância de que essa substituição seja feita por um profissional qualificado, atento a instalar o filtro com pressão adequada em relação à conexão, em vista de uma vedação completa na interface do bloco do motor ou flange do filtro. É necessário observar, também, que o bujão do cárter também é um ponto comum de vazamento, devendo ser inspecionado durante a substituição dos filtros.

A constante troca de óleo permite retardar o desgaste dos componentes do motor. O pistão e o interior da câmara de combustão estão em constante atrito; a proteção fica por conta de uma camada fina de óleo – que pode ser rompida caso o motor opere em temperatura acima da recomendada na embalagem do fluido.

Outro problema frequente consiste no “desprendimento” dos contaminantes retidos no filtro de óleo, que regressam ao sistema do veículo podendo, por fim, formar “borras” no cárter ou retornar ao filtro de óleo, dificultando ainda mais a passagem do óleo e prejudicando ainda mais o funcionamento dessa peça. Estes contaminantes são substância que se originam dentro das câmaras de combustão.

Por fim, a presença de água no sistema, subproduto da combustão, pode condensar no cárter sob temperaturas baixas, provocando corrosão. A entrada de água é ocasionada pela umidade do ar, podendo ser resolvida mediante à drenagem de óleo ainda quente. Na próxima filtro de óleo, lembre de aproveitar a ocasião e pedir a troca do filtro de óleo para garantir a vida útil dos componentes do veículo. Caso tenha alguma dúvida a respeito de aplicação de filtro de óleo ou sobre a lubrificação do motor, entre em contato conosco via nossos canais de atendimento. Temos uma equipe técnica preparada para te atender e responder suas questões.

 

 

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