Troca de Óleo
A troca de óleo tem de ser efetuada dentro do prazo: Se o veículo roda pouco, troque a cada 6 meses. Se o veículo é usado normalmente, baseia-se então na quilometragem. Sendo assim, se a especificação de seu óleo for mineral, troque após 4.500/5.000 km rodados. Se for sintético, troque entre 7.500 e máximo de 10.000 km, sempre dando preferência aos limites mínimos.
Filtro de Óleo
Troque o filtro de óleo em todas as trocas. Porquê? Pois o filtro de óleo retém a sujeira decorrente do atrito entre as peças e do próprio processo de queima de combustível. O objetivo de trocar o filtro de óleo a cada troca é pra que ele possa exercer satisfatoriamente sua função e não ocorra uma saturação do elemento filtrante..
Lubrificantes
A função primária do lubrificante, é formar uma película que reduz o atrito entre as peças móveis do motor e retira as partículas resultantes do processo de combustão mantendo-as em suspensão para que não atinjam o fundo do cárter e provoquem encrustações.
Filtro de Combustíveis
É uma peça simples, barata e de grande importância. Tem a função de filtrar e reter as impurezas dos combustíveis para que as mesmas não sejam empurradas pra bomba de combustível e para câmara de combustão. Devido ao contínuo aumento de etanol na proporção da mistura com a gasolina, sugere-se trocar essa peça a cada 20.000km(gasolina) e 10.000km(etanol). O filtro de combustível pode ser a causa de problemas na bomba de combustível e de bicos injetores.
Filtro de Ar
Responsável então por filtrar o ar que entra no motor para a combustão.
O filtro pode aumentar o consumo de combustível por 2 motivos:
1) As impurezas podem passar pelo filtro velho e entrar junto com o ar na câmara de combustão, prejudicando a queima e obrigando o motor a injetar mais etanol ou gasolina. 2) O entupimento do filtro, prejudicando a entrada de ar e forçando as velas e o motor a injetar mais combustível, consequentemente aumentando o consumo. Ou seja, o filtro de ar é uma peça muito simples mas diretamente ligada ao consumo maior ou menor de combustível. Portanto, 2 aspectos finais a se considerar: 1) qualidade do filtro tem de ser boa, pois existem várias marcas no mercado. 2) o filtro sempre tem de ser revisado quando for feita a troca de óleo, para se constatar se não está velho ou sujo.